Escondido
Revendo tópicos de inferência estatística de forma remota
Professora responsável: Núbia Karla de Oliveira Almeida
Resumo: O projeto visa a experimentação do docente nas atividades de ensino remoto, por meio de ambientes
virtuais disponibilizados pela UFF como o Google Classroom e Google Meet. Serão realizados
encontros semanais virtuais com alunos do curso de graduação em Estatística da UFF para promover a
revisão de tópicos de inferência estatística, já abordados na disciplina Estatística II – GET00182, da
grade curricular. Dessa forma, o docente espera se adaptar ao novo meio de interação com o aluno,
bem como promover uma nova forma didática de reforço de aprendizagem ao aluno. Maiores detalhes podem ser vistos aqui.
Inscrições até 20/06/2020 por preenchimento do formulário.
Aprendizado remoto de construção de gráficos e tabelas de distribuição de frequências no Google Planilhas
Professora responsável: Núbia Karla de Oliveira Almeida
Resumo:O projeto visa promover ao docente uma maior vivência na apresentação de conteúdos e ferramenta usuais na área de Estatística, por meio dos ambientes virtuais Google Classroom e Google Meet. Serão realizados encontros semanais virtuais com alunos do curso de graduação em Estatística da UFF para a apresentação e discussão de procedimentos básicos de confecção de tabelas e gráficos de distribuição de frequências para variáveis qualitativas e quantitativas, utilizando a ferramenta Google Planilhas. Dessa forma, o docente espera se aprimorar na didática envolvida na modalidade de ensino/aprendizagem remota abordando parcialmente tema contemplado na disciplina GET00100 – Estatística I, sem a necessidade de qualquer instalação de software nos equipamentos de micros dos participantes. Para os alunos espera-se que o projeto seja motivante pois lhes proporcionará aprendizado de tema relevante, apesar das atuais limitações das atividades acadêmicas. Maiores detalhes podem ser vistos aqui.
Inscrições até 04/07 por preenchimento do formulário.
Aprendizado remoto de confecção de questionário no Google Formulários
Professora responsável: Núbia Karla de Oliveira Almeida
Resumo:O projeto visa a experimentação do docente na apresentação de um conteúdo/ferramenta usual na área de Estatística, por meio dos ambientes virtuais Google Classroom e Google Meet. Serão realizados encontros semanais virtuais com alunos do curso de graduação em Estatística da UFF para a apresentação e discussão de procedimentos básicos de confecção de questionários de pesquisa, utilizando a ferramenta Google Formulários. Dessa forma, o docente espera se iniciar na particular didática envolvida na modalidade de ensino/aprendizagem remota abordando um tópico brevemente discutido na disciplina GET00128 – Estatística Aplicada, bem como instigar e proporcionar aos alunos conhecimentos básicos da ferramenta. Maiores detalhes podem ser vistos aqui.
Inscrições até 22/06/2020 por preenchimento do formulário.
Fechar todos
Atividades Acadêmicas Emergenciais para Concluintes – Disciplinas
Escondido
GET00122 - Estatística e Probabilidade
Professor responsável: Hugo Henrique Kegler dos Santos
Cursos atendidos: Matemática (Licenciatura) e Sistemas de Informação
GET00177 - Estatística Básica
Professor responsável: José Murilo Ferraz Saraiva
Cursos atendidos: Engenharias
GET00156 - Estudos Demográficos
Professora responsável: Márcia Marques de Carvalho
Curso atendido: Estatística
GET00192 - Aprendizado de Máquinas I
Professor responsável: Douglas Rodrigues Pinto
Curso atendido: Estatística
Fechar todos
Atividades Acadêmicas Emergenciais para Concluintes – Orientação de TCC
Escondido
Estimando parâmetros de um modelo espacial para dados geoestatísticos através da Inferência Bayesiana
Aluno: Rondinelli Gomes Bragança
Orientadora: Patrícia Lusié Velozo da Costa
Co-orientadora: Estelina Serrano de Marins Capistrano
Métodos de aprendizado de máquinas para o mercado financeiro
Aluna: Stéphanie do Amaral Pimenta
Orientadora: Jessica Quintanilha Kubrusly
Retorno à educação: análise na região metropolitana do Rio de Janeiro
Aluna: Vanessa Santos Medeiros da Silva
Orientador: Rafael Santos Erbisti
Previsão para o mercado de trabalho brasileiro através da metodologia de Box e Jenkins
Aluna: Michele Maria da Silva
Orientadora: Maria Cristina Bessa Moreira
Violência contra a mulher no Estado do Rio de Janeiro
Aluno: Leir Leon dos Santos Paiva
Orientadora: Núbia Karla de Oliveira Almeida
Coorientador: Moisés Lima de Menezes
Uso de Aprendizado de Máquinas para classificação de textos: Uma comparação entre diferentes métodos
Aluna: Isabelly da Silva Almeida
Orientador: Valentin Sisko
Coorientador: Hugo Henrique Kegler dos Santos
Fechar todos
Programas e Projetos de Extensão
escondido
Laboratório de Estatística - LES
O Laboratório de Estatística – LES – continua suas atividades de assessoria, contando com o trabalho de professores do GET e alunos do Curso de Estatística.
Saiba mais em les.uff.br.
GET x COVID-19
Professores do Departamento de Estatística da UFF criam grupo de trabalho para analisar e acompanhar dados sobre o COVID-19.
Saiba mais http://covid19.getuff.com.br.
Fechar todos
Grupos de Pesquisa
escondido
Construção e Análise dos Indicadores Sociais de Niterói
Coordenadora: Márcia Marques de Carvalho
Vice-coordenadora : Ludmilla da Silva Viana Jacobson
Outros membros: Carla Estefany Caetano Silva (Graduanda em Estatística)
Projeto financiado pelo Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados, uma parceira da UFF com a Prefeitura de Niterói.
Iniciação à Pesquisa em Ciência de Dados
Grupo de professores do GET e alunos do Curso de Estatística, todos apaixonados por dados, desenvolve material sobre ferramentas de análise de dados.
Saiba mais cienciadedados.uff.br.
Iniciação Científica
Aluna: Carolina Martins Crispim (Curso de Estatística)
Orientador: Adrian Heringer Pizzinga
Bolsa: FAPERJ (2019)
Filtragem Colaborativa – uma técnica de recomendação
Aluno: Thiago Augusto Santos Lima (Curso de Estatística)
Orientadora: Jessica Quintanilha Kubrusly
Bolsa: FAPERJ (2019)
Pacote do R desenvolvido está disponível pelo CRAN a partir de 19/06/2020, permitindo acesso a todos os interessados – CFilt: Collaborative Filtering by reference Classes
Armas e suicídios: propondo novas medidas indiretas
Aluno: Lucas Moura Faria e Silva (Curso de Estatística)
Orientador: Jony Arrais Pinto Junior
Bolsa: FAPERJ (2019)
Modelos para dados agregados que consideram existência de autocorrelações locais
Aluno: Matheus Alves Pereira dos Santos (Curso de Estatística)
Orientador: Jony Arrais Pinto Junior
Bolsa: FAPERJ (2019)
Modelos espaciais para dados de contagem: uma avaliação das principais classes de modelos da literatura.
Aluno: Ricardo Junqueira de Souza (Curso de Estatística)
Orientador: Jony Arrais Pinto Junior
Bolsa: CNPq (2019)
Fechar todos
Orientações de TCC em andamento
escondido
Propondo medidas indiretas baseadas em efeitos espacialmente dependentes e métodos de regularização: uma aplicação na disponibilidade de armas nas microrregiões brasileiras
Aluno: Lucas Moura Faria e Silva (Curso de Estatística)
Orientador: Jony Arrais Pinto Junior
Propondo um modelo de suavização local para dados de área: uma abordagem utilizando grafos acíclicos direcionados
Aluno: Ricardo Junqueira de Souza (Curso de Estatística)
Orientador: Jony Arrais Pinto Junior
Avaliação de estruturas de correlação espacial para dados de poluentes na Califórnia
Aluna: Carolina Martins de Medeiros (Curso de Estatística)
Orientador: Rafael Santos Erbisti