Concurso para o quadro permanente - Março 2022

Dados gerais do concurso

Edital Edital 140-2021 – Versão resumida. Clique aqui para a versão completa. DOU 243 de 27/12/2021
Área Probabilidade e Estatística
Classe Adjunto (exige título de doutor no momento da posse)
Formação do candidato Graduação não especificada. Doutorado em Estatística (veja aqui retificação do Edital 140).
Ementa Probabilidade
Inferência
Modelos Lineares
Amostragem
Bibliografia (1) JAMES, B. R. (2009). Probabilidade: Um curso em nível intermediário. 2ª edição. Projeto Euclides.
(2) MAGALHÃES, M. N. (2011). Probabilidade e Variáveis Aleatórias. 3ª edição. IME-USP.
(3) CASELLA, G. e BERGER, R. (2001) Statistical Inference. 2ª edição. Duxbury Press.
(4) BOLFARINE, H. e SANDOVAL, M. (2001). Introdução à Inferência Estatística. Coleção Matemática Aplicada. Sociedade Brasileira de Matemática.
(5) LARSON, H. L. (1982). Introduction to Probability and Statistical Inference. 3ª edição. John Wiley and Sons.
(6) DOBSON, A.J.; BARNETT, A. (2011) An Introduction to Generalized Linear Models. Third Edition, Chapman & Hall.
(7) McCULLAGH, P. e NELDER, J.A. (1989) Generalized Linear Models. 2a edição. Chapman & Hall.
(8) DRAPER, N. e SMITH, H. (1998). Applied Regression Analysis. 3ª edição. Wiley.
(9) BOLFARINE, H.; BUSSAB, W O. (2005) Elementos de Amostragem. Edgard Blucher.
(10) COCHRAN, W.G. (1977) Sampling Techniques. 3ª edição. Wiley;
Banca Ana Maria Lima de Farias (UFF)
Jessica Quintanilha Kubrusly (UFF)
Nei Carlos dos Santos Rocha (UFRJ)
Gustavo da Silva Ferreira (ENCE)
Alexandre Sousa da Silva (UNIRIO)

Início 27/12/2021
Término 26/01/2022
Onde? https://app.uff.br/cpd

Provas – cronograma final

Início 28/03/2022
Término 01/04/2022
Onde? Instituto de Matemática e Estatística
Rua Professor Marcos Waldemar de Freitas Reis, s/n
Campus do Gragoatá, Bloco G, São Domingos – Niterói – RJ.

Lista de pontos para as provas teórica e didática

Ponto 1: Probabilidade. Modelo de regressão linear múltipla.
Ponto 2: Variáveis aleatórias unidimensionais discretas. Amostragem aleatória estratificada: Estimação de totais e médias.
Ponto 3: Teorema Central do Limite. Amostragem aleatória simples: Estimação de totais e médias.
Ponto 4: Variáveis aleatórias unidimensionais contínuas. Amostragem aleatória simples e amostragem aleatória estratificada: Estimação de proporções.
Ponto 5: Métodos para construção de testes de hipóteses. Estimação pontual.
Ponto 6: Vetores aleatórios discretos. Distribuição amostral.
Ponto 7: Vetores aleatórios contínuos. Estimação por intervalo.
Ponto 8: Funções de variáveis aleatórias. Métodos para avaliação de testes de hipóteses.
Ponto 9: Distribuições multivariadas. Modelos lineares generalizados: Conceitos gerais e interpretação de resultados.
Ponto 10: Lei dos Grandes Números. Inferência para populações normais uni e bivariadas.

Etapas do concurso

• Prova escrita
    • Prova teórica (peso 3,0)
      Prova dissertativa sobre ponto sorteado da lista de pontos.
    • Prova prática (peso 1,0)
      A prova prática consistirá no envio (em formato digital – pdf) e apresentação de um projeto de pesquisa na área de Probabilidade e Estatística, de acordo com o cronograma a ser estabelecido para o concurso. Cada candidato terá 20 (vinte) minutos para essa apresentação e a banca terá mais 10 (dez) minutos para arguição. Não haverá sorteio de ponto de prova prática, uma vez que esta se trata de apresentação de projeto de pesquisa, de autoria do próprio candidato. Nesta prova, porém, haverá sorteio da ordem de apresentação, na presença dos candidatos e da banca, no dia determinado pelo cronograma do concurso, a ser estabelecido conforme supracitado.
      Critérios de avaliação: serão avaliadas a clareza e a objetividade na proposta apresentada, nas formas escrita e oral, e a relevância para a área do concurso.
      Materiais e equipamentos que serão fornecidos pelo Departamento de Ensino para a realização das atividades: computador e projetor.
  • Prova didática
    A prova didática consistirá de uma aula, com duração de 45 (quarenta e cinco) a 55 (cinquenta e cinco) minutos, sobre ponto a ser sorteado dentre a lista de pontos acima. O sorteio do ponto de cada dia previsto na programação da prova didática será realizado e divulgado com 24 (vinte e quatro) horas de antecedência do horário indicado para a primeira apresentação, por meio de endereço eletrônico.
    Material que será fornecido pelo Departamento de Ensino para a realização da prova didática: quadro branco.
  • Prova de títulos
    A prova de títulos consistirá de avaliação dos itens comprovados do currículo do candidato com base no barema aprovado pelo Departamento de Estatística. São admitidos, pelo sistema, arquivos em formato pdf com no máximo 10Gb.
    • Grupo I: Títulos – Peso 6,0
      Avaliação da titulação dos candidatos nos graus de Doutorado, de Livre Docência, de Mestrado, de Especialização, de Aperfeiçoamento, de Atualização ou de estudos equivalentes.
    • Grupo II: Trabalhos e Realizações – Peso 4,0
      Produção acadêmica de natureza intelectual, científica, artística, cultural ou técnica, relacionada à área de conhecimento do concurso.

Obs.: Este site será atualizado ao longo do processo.