Atividades do GET em tempos de isolamento social
Projetos de ensino para alunos do Curso de Estatística
Escondido
Revendo tópicos de inferência estatística de forma remota

Professora responsável: Núbia Karla de Oliveira Almeida

Resumo: O projeto visa a experimentação do docente nas atividades de ensino remoto, por meio de ambientes
virtuais disponibilizados pela UFF como o Google Classroom e Google Meet. Serão realizados
encontros semanais virtuais com alunos do curso de graduação em Estatística da UFF para promover a
revisão de tópicos de inferência estatística, já abordados na disciplina Estatística II – GET00182, da
grade curricular. Dessa forma, o docente espera se adaptar ao novo meio de interação com o aluno,
bem como promover uma nova forma didática de reforço de aprendizagem ao aluno. Maiores detalhes podem ser vistos aqui.

Inscrições até 20/06/2020 por preenchimento do formulário.

Aprendizado remoto de construção de gráficos e tabelas de distribuição de frequências no Google Planilhas

Professora responsável: Núbia Karla de Oliveira Almeida

Resumo:O projeto visa promover ao docente uma maior vivência na apresentação de conteúdos e ferramenta usuais na área de Estatística, por meio dos ambientes virtuais Google Classroom e Google Meet. Serão realizados encontros semanais virtuais com alunos do curso de graduação em Estatística da UFF para a apresentação e discussão de procedimentos básicos de confecção de tabelas e gráficos de distribuição de frequências para variáveis qualitativas e quantitativas, utilizando a ferramenta Google Planilhas. Dessa forma, o docente espera se aprimorar na didática envolvida na modalidade de ensino/aprendizagem remota abordando parcialmente tema contemplado na disciplina GET00100 – Estatística I, sem a necessidade de qualquer instalação de software nos equipamentos de micros dos participantes. Para os alunos espera-se que o projeto seja motivante pois lhes proporcionará aprendizado de tema relevante, apesar das atuais limitações das atividades acadêmicas. Maiores detalhes podem ser vistos aqui.

Inscrições até 04/07 por preenchimento do formulário.

Aprendizado remoto de confecção de questionário no Google Formulários

Professora responsável: Núbia Karla de Oliveira Almeida

Resumo:O projeto visa a experimentação do docente na apresentação de um conteúdo/ferramenta usual na área de Estatística, por meio dos ambientes virtuais Google Classroom e Google Meet. Serão realizados encontros semanais virtuais com alunos do curso de graduação em Estatística da UFF para a apresentação e discussão de procedimentos básicos de confecção de questionários de pesquisa, utilizando a ferramenta Google Formulários. Dessa forma, o docente espera se iniciar na particular didática envolvida na modalidade de ensino/aprendizagem remota abordando um tópico brevemente discutido na disciplina GET00128 – Estatística Aplicada, bem como instigar e proporcionar aos alunos conhecimentos básicos da ferramenta. Maiores detalhes podem ser vistos aqui.

Inscrições até 22/06/2020 por preenchimento do formulário.

Fechar todos

Atividades Acadêmicas Emergenciais para Concluintes – Disciplinas

Escondido
GET00122 - Estatística e Probabilidade

Professor responsável: Hugo Henrique Kegler dos Santos

Cursos atendidos: Matemática (Licenciatura) e Sistemas de Informação

GET00177 - Estatística Básica

Professor responsável: José Murilo Ferraz Saraiva

Cursos atendidos: Engenharias

GET00156 - Estudos Demográficos

Professora responsável: Márcia Marques de Carvalho

Curso atendido: Estatística

GET00192 - Aprendizado de Máquinas I

Professor responsável: Douglas Rodrigues Pinto

Curso atendido: Estatística

Fechar todos

Atividades Acadêmicas Emergenciais para Concluintes – Orientação de TCC

Escondido
Estimando parâmetros de um modelo espacial para dados geoestatísticos através da Inferência Bayesiana

Aluno: Rondinelli Gomes Bragança

Orientadora: Patrícia Lusié Velozo da Costa

Co-orientadora: Estelina Serrano de Marins Capistrano

Métodos de aprendizado de máquinas para o mercado financeiro

Aluna: Stéphanie do Amaral Pimenta

Orientadora: Jessica Quintanilha Kubrusly

Retorno à educação: análise na região metropolitana do Rio de Janeiro

Aluna: Vanessa Santos Medeiros da Silva

Orientador: Rafael Santos Erbisti

Previsão para o mercado de trabalho brasileiro através da metodologia de Box e Jenkins

Aluna: Michele Maria da Silva

Orientadora: Maria Cristina Bessa Moreira

Violência contra a mulher no Estado do Rio de Janeiro

Aluno: Leir Leon dos Santos Paiva

Orientadora: Núbia Karla de Oliveira Almeida

Coorientador: Moisés Lima de Menezes

Uso de Aprendizado de Máquinas para classificação de textos: Uma comparação entre diferentes métodos

Aluna: Isabelly da Silva Almeida

Orientador: Valentin Sisko

Coorientador: Hugo Henrique Kegler dos Santos

Fechar todos

Programas e Projetos de Extensão

escondido
Laboratório de Estatística - LES

O Laboratório de Estatística – LES – continua suas atividades de assessoria, contando com o trabalho de professores do GET e alunos do Curso de Estatística.

Saiba mais em les.uff.br.

GET x COVID-19

Professores do Departamento de Estatística da UFF criam grupo de trabalho para analisar e acompanhar dados sobre o COVID-19.

Saiba mais http://covid19.getuff.com.br.

Fechar todos

Grupos de Pesquisa

escondido
Construção e Análise dos Indicadores Sociais de Niterói

Coordenadora: Márcia Marques de Carvalho

Vice-coordenadora : Ludmilla da Silva Viana Jacobson

Outros membros: Carla Estefany Caetano Silva (Graduanda em Estatística)

Projeto financiado pelo  Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados, uma parceira da UFF com a Prefeitura de Niterói.

Iniciação à Pesquisa em Ciência de Dados

Grupo de professores do GET e alunos do Curso de Estatística, todos apaixonados por dados, desenvolve material sobre ferramentas de análise de dados.

Saiba mais cienciadedados.uff.br.

Iniciação Científica
Preservação de independência de eventos por operação de complementação: o resultado central & consequências
Aluna: Carolina Martins Crispim (Curso de Estatística)
Orientador: Adrian Heringer Pizzinga
Bolsa: FAPERJ (2019)

Filtragem Colaborativa – uma técnica de recomendação
Aluno: Thiago Augusto Santos Lima (Curso de Estatística)
Orientadora: Jessica Quintanilha Kubrusly
Bolsa: FAPERJ (2019)
Pacote do R desenvolvido está disponível pelo CRAN a partir de 19/06/2020, permitindo acesso a todos os interessados – CFilt: Collaborative Filtering by reference Classes

Armas e suicídios: propondo novas medidas indiretas
Aluno: Lucas Moura Faria e Silva (Curso de Estatística)
Orientador: Jony Arrais Pinto Junior
Bolsa: FAPERJ (2019)

Modelos para dados agregados que consideram existência de autocorrelações locais
Aluno: Matheus Alves Pereira dos Santos (Curso de Estatística)
Orientador: Jony Arrais Pinto Junior
Bolsa: FAPERJ (2019)

Modelos espaciais para dados de contagem: uma avaliação das principais classes de modelos da literatura.
Aluno: Ricardo Junqueira de Souza (Curso de Estatística)
Orientador: Jony Arrais Pinto Junior
Bolsa: CNPq (2019)

Fechar todos

Orientações de TCC em andamento

escondido
Propondo medidas indiretas baseadas em efeitos espacialmente dependentes e métodos de regularização: uma aplicação na disponibilidade de armas nas microrregiões brasileiras

Aluno: Lucas Moura Faria e Silva (Curso de Estatística)

Orientador: Jony Arrais Pinto Junior

Propondo um modelo de suavização local para dados de área: uma abordagem utilizando grafos acíclicos direcionados

Aluno: Ricardo Junqueira de Souza (Curso de Estatística)
Orientador: Jony Arrais Pinto Junior

Avaliação de estruturas de correlação espacial para dados de poluentes na Califórnia

Aluna: Carolina Martins de Medeiros (Curso de Estatística)
Orientador: Rafael Santos Erbisti

Fechar todos